ENGIE Brasil Energia inicia discussões para transferência de ações da Jirau Energia
Conselho de Administração aprova análise de viabilidade da operação
ENGIE Brasil Energia, em cumprimento ao disposto no artigo 157, §4º, da Lei das S.A., comunica ao mercado que a acionista controladora ENGIE Brasil Participações manifestou a intenção de iniciar discussões para a transferência à Companhia da totalidade das ações da Jirau Energia, correspondente a 40% do capital social da referida empresa.
O Conselho de Administração da ENGIE Brasil Energia autorizou, na data de hoje, a adoção de medidas necessárias para a análise e estudos de viabilidade da referida transferência. A Jirau Energia, que atua no setor elétrico, é responsável pela geração e comercialização de energia e possui a concessão da Usina Hidrelétrica Jirau, localizada no rio Madeira, em Rondônia, com capacidade instalada de 3.750 MW.
Para garantir a transparência e robustez no processo, foi decidido também a instalação de um Comitê Especial Independente para Transações com Partes Relacionadas, que irá assessorar nas análises e recomendar estruturas para a implementação da operação. Este comitê tem como objetivo centralizar as discussões e assegurar que todos os aspectos relevantes sejam considerados.
É importante ressaltar que, neste momento, a intenção de transferência da participação da ENGIE Brasil Participações em Jirau está sob avaliação. Não há, até o presente momento, definição sobre a estrutura, termos e condições de uma possível operação, tampouco qualquer compromisso que assegure a efetivação da transferência.
Caso se concretize, uma das alternativas em análise é a possibilidade de aporte da participação da ENGIE Brasil Participações no capital da ENGIE Brasil Energia. A Companhia se compromete a manter seus acionistas e o mercado devidamente informados sobre quaisquer desenvolvimentos relevantes a respeito deste tema.
A transparência nas operações e a comunicação com o mercado permanecem como prioridades para a ENGIE Brasil Energia, que visa garantir a confiança de seus investidores e o alinhamento com as melhores práticas de governança.