Riza Terrax (RZTR11) firma parceria com Grupo Cedro para exploração de imóveis rurais
Contrato prevê possível aquisição futura dos imóveis e estrutura de pagamento híbrida baseada em recursos financeiros e produção agrícola

O Fundo de Investimento Imobiliário Riza Terrax (RZTR11), administrado pelo Banco Genial S.A. e gerido pela Riza Gestora de Recursos Ltda., firmou contrato de parceria com as empresas Cedro Agropec. Francisco Dumont Ltda. e Cedro Agropec 5 Ltda. (Grupo Cedro) para a exploração de dois imóveis rurais localizados em Minas Gerais.
A gestora informou que buscará uma Taxa Interna de Retorno (TIR) superior a 25% ao longo de cinco anos de investimento. A operação envolve dois ativos, sendo um com 1.929,05 hectares, dos quais 907 hectares já são lavouras de café irrigadas, e outro com 1.000,92 hectares, ainda em fase inicial de desenvolvimento, com potencial de plantio de até 550,92 hectares.

A estrutura contratual inclui um Compromisso de Venda e Compra de Imóveis e um Contrato de Gestão de Imóvel Rural, o que permite ao Fundo, ao término da parceria, adquirir os imóveis. A gestão operacional continuará a cargo do Grupo Cedro, enquanto o Fundo assumirá os custos de produção, e o valor da transação será pago por meio de três modalidades:
-
Parcela Inicial: R$ 71.457.531,00 pagos em moeda nacional em 16 de setembro de 2025.
-
Assunção de Dívida: Estimada em R$ 68.888.295,38, relacionada à assunção de Cédulas de Crédito Bancário (CCBs).
-
Pagamentos em Café: Três parcelas adicionais a serem quitadas em sacas de café, com vencimentos em setembro de 2026, 2027 e 2028, e valores atrelados à produção estimada da fazenda.