Cotistas podem se beneficiar com a consolidação dos FIIs de varejo e educação da Rio Bravo
Operação foi aprovada por mais de 35% das cotas votantes do RBVA e aproximadamente 44% do RBED
Os cotistas do RBVA11 (Rio Bravo Renda Varejo) e do RBED11 (Rio Bravo Renda Educacional) aprovaram a consolidação dos fundos de tijolos em uma estratégia única. Na prática, os participantes do RBVA deram sinal positivo para a aquisição do RBED11 por R$ 367,65 milhões.
A conclusão da aquisição dos imóveis do RBED11 está prevista para outubro, consolidando um portfólio com exposição a 11 setores, sem que nenhum inquilino represente mais de 20% dos ativos investidos.
De acordo com Anita Scal, sócia-diretora de investimentos imobiliários da gestora, com a aprovação, a Rio Bravo segue sua estratégia de crescimento e consolidação, focada na diversificação de portfólio, resiliência de renda e geração de valor para o fundo e seus cotistas.
A operação foi aprovada por mais de 35% das cotas votantes do RBVA e aproximadamente 44% do RBED. “Esse número é relevante, já que a votação demandava um quórum qualificado de aprovação, ou seja, pelo menos 25% das cotas emitidas aprovando a matéria. O número bastante superior demonstra que os investidores corroboraram positivamente a proposta”.
Anita destaca que a fusão dos fundos RBVA11 e RBED11 é um movimento estratégico para ampliar a diversificação, ganhar escala e diluir riscos, o que pode beneficiar os cotistas. “Com o movimento, o fundo passará a contar com 77 imóveis, nenhum setor representando mais de 35% dos ativos investidos, e cerca de 50% das receitas de dividendos atreladas a contratos que vencem após 2030, garantindo maior segurança e resiliência de renda”, destaca.
A aquisição do RBED11 será realizada pelo valor patrimonial dos imóveis, com um cap rate (taxa de capitalização) de 12% ao ano. “O portfólio consolidado terá uma presença geográfica em 10 estados e no Distrito Federal, com vacância inferior a 5%. A fusão permite que o RBED11 se beneficie de um veículo mais líquido e diversificado, enquanto o RBVA11 ganha exposição ao setor educacional”, afirma a sócia-diretora da Rio Bravo.