Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    Mercado

    Copom mantém Selic na última reunião de 2025

    Colegiado cita incertezas no mercado externo e política fiscal doméstica como pontos de atenção

    Por ClubeFII
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 Atualizado ontem

    Na última reunião de 2025, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros da economia brasileira (Selic) no patamar de 15%, conforme anúncio da noite desta quarta-feira (10). No comunicado, o colegiado reforçou a necessidade de manter uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período bastante prolongado e não trouxe uma previsão de quando pode inicar o ciclo de cortes. 

     

    “O Comitê segue acompanhando os anúncios referentes à imposição de tarifas comerciais pelos EUA ao Brasil, e como os desenvolvimentos da política fiscal doméstica impactam a política monetária e os ativos financeiros, reforçando a postura de cautela em cenário de maior incerteza. O cenário segue sendo marcado por expectativas desancoradas, projeções de inflação elevadas, resiliência na atividade econômica e pressões no mercado de trabalho” destacou no documento.

     

    Com as incertezas e tensões geopolíticas do mercado externo, o colegiado afirmou que países emergentes devem conduzir suas políticas monetárias com mais cautela. Além disso, tambem citou a política fiscal doméstica como ponto de monitoramento. 

     

    “O Comitê segue acompanhando os anúncios referentes à imposição de tarifas comerciais pelos EUA ao Brasil, e como os desenvolvimentos da política fiscal doméstica impactam a política monetária e os ativos financeiros, reforçando a postura de cautela em cenário de maior incerteza”, completou. 

     

    A inflação vem desacelerando nos últimos meses em resposta à política monetária restritiva, mas o indicador em 12 meses segue ainda acima da meta de 3% estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), ainda que dentro do intervalo de tolerância. 

     

    Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação do país, subiu 4,46% em 12 meses finalizados em novembro, enquanto a banda superior é 4,5%. 

     

    Economistas consultados pelo Banco Central no Boletim Focus projetam que a inflação termine o ano de 2025 em 4,40%, conforme último relatório divulgado na segunda (08). Para 2026, a estimativa é de 4,16%.

     

    Copom mantém Selic na última reunião de 2025

     

     


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.