Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    Breaking News

    IGP-M sobe 0,94% em dezembro

    IGP-M sobe 0,94% em dezembro

    Mercado

    IGP-M sobe 0,94% em dezembro

    Índice apresenta inflação de 6,54% no ano de 2024, segundo a Fundação Getulio Vargas

    Por ClubeFII
    sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 Atualizado ontem

    O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,94% em dezembro, após alta de 1,30% em novembro, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV).

     

    No acumulado do ano de 2024, o índice ficou com a taxa de 6,54%.

     

    IGP-M sobe 0,94% em dezembro

    Em dezembro de 2023, o índice tinha registrado inflação de 0,74% e acumulava queda de -3,18% em 12 meses.

     

    “Commodities, preços administrados e mão-de-obra influenciaram os resultados dos índices componentes do IGP-M. No IPA, o preço do café, influenciado pelo clima e pelo câmbio, foi o principal destaque registrando alta de 28,82%. No IPC, preços monitorados e carnes foram as principais influências, com destaque para cigarros, com alta de 6,43%. Por fim, no INCC, reajustes salariais, com alta média de 0,53%, depositaram maior influência sobre o índice”, informou André Braz, Coordenador dos Índices de Preços do FGV IBRE.

     

    Em dezembro, o IPA subiu 1,21%, desacelerando frente ao 1,74% de novembro, com destaque para quedas nos subgrupos alimentos processados e matérias-primas brutas como soja e bovinos, embora itens como café e minério de ferro tenham acelerado. O IPC avançou para 0,12% (ante 0,07%), impulsionado por alta em seis das oito classes de despesa, como Transportes e Alimentação, enquanto Habitação e Vestuário registraram quedas. Já o INCC teve alta de 0,51% (contra 0,44%), com aumento em Materiais e Equipamentos, estabilidade em Mão de Obra, e recuo em Serviços.

     

    O IGP-M é uma média ponderada destes três índices: de preços ao produtor, preços ao consumidor e preços da construção civil.


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.