Os rendimentos dos FIIs não serão tributados neste momento
Veto do governo causou ruído no mercado; Danilo Barbosa, do Clube FII, diz que é preciso muito cuidado na hora de tomar decisão de investimento neste momento
A semana começa com a “bomba” jogada no mercado na quinta-feira (16): o Presidente Luiz Inácio Lula da silva vetou a isenção para fundos de investimento, os patrimoniais e os que fazem operações com bens imóveis na nova regulamentação tributária. Isso vale também para os Fundos de Investimento Imobiliário.
Essa indústria, que já passa por um momento delicado, não precisa de um tema que faça "bagunça" na cabeça do investidor. É importante dizer que a notícia não tem nada a ver com o fim da isenção dos dividendos dos FIIs.
“Os rendimentos dos fundos imobiliários não vão ser tributados. Com esse veto, o que pode ser tributado são as receitas desses aluguéis”, afirma Danilo Barbosa, diretor de Research do Clube FII.
Segundo ele, há vários conflitos entre as leis e vai haver uma transição para a tributação das receitas. “isso pode ser repassado para o locatário. E, como consequência, pode haver uma compensação no aluguel. Os rendimentos dos fundos podem cair na proporção do imposto”.
Na prática, o investidor pode ter prejuízo em um assunto que pode ser derrubado em um mês - e as coisas voltarem a ser como antes. O importante, reforça Barbosa, é que o investidor tenha em mente que os rendimentos não vão ser tributados e o que está sendo discutido são as receitas dos fundos que podem ser tributadas.