Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    beta
    Outros Conteúdo patrocinado

    BODB11 Publica Estudo sobre Spreads de Debêntures Incentivadas em Bull e Bear Markets

    Bocaina analisa comportamento das debêntures incentivadas, destacando a proposta de valor agregado do FI-Infra BODB11 no contexto atual de mercado

    Por ClubeFII
    quinta-feira, 20 de junho de 2024 Atualizado

    O Bocaina FIC FI-Infra (BODB11) divulgou em seu último Relatório Gerencial um estudo sobre o momento do mercado de debêntures incentivadas, analisando o comportamento dos spreads dos ativos em Bull e Bear Markets.

     

    Para a análise, as debêntures incentivadas são classificadas e organizadas com base no perfil de risco e na sua liquidez: Debêntures com Risco Corporativo, Debêntures Líquidas com Risco de Projeto e Debêntures Ilíquidas com Risco de Projeto. No estudo, são selecionadas amostras de debêntures de diferentes setores dentro da infraestrutura, como energia, petróleo, mineração, ferrovias, rodovias, linhas de transmissão e gás natural.

     

    Com base no spread dos ativos selecionados, calculado como a diferença entre a taxa das debêntures e da NTN-B de duration equivalente no final de cada mês, a Bocaina construiu um heat map (mapa de calor) para analisar a evolução dos spreads das debêntures selecionadas ao longo dos últimos meses:

     

    BODB11 Publica Estudo sobre Spreads de Debêntures Incentivadas em Bull e Bear Markets
    Fonte: Bocaina Capital. Basis points ou bps é uma unidade que representa um centésimo de percentual. 100bps = 1%

    Nele, é possível observar as flutuações de spread das amostras de debêntures Corporativas e de Projetos Líquidas nos momentos de Bear Market (fev/23 - jun/23) e Bull Market (fev/24 – atual).

     

    Em contrapartida, o spread do BODB11, além de ser consistentemente superior às amostras selecionadas, apresenta variabilidade muito menor. A Gestora atribui este fato à capacidade de originação e estruturação de debêntures exclusivas e proprietárias. Pela baixa recorrência de negociação destes ativos, o portfólio do fundo consegue manter seu carrego, mesmo em um ambiente de compressão de spreads como o atual.

     

    A Bocaina entende que este diferencial de spreads representa parte da proposta de valor do fundo. O relatório também destaca os potenciais de ganhos de capital do fundo via compressões futuras dos ativos exclusivos e proprietários.

     

    Clique aqui e leia o relatório mensal completo.

     

    O Bocaina Infra (BODB11) é um fundo de renda fixa crédito privado que busca a valorização das suas cotas por meio da aquisição de ativos de renda fixa, principalmente debêntures incentivadas em infraestrutura, além de obter ganho de capital com a compra e venda desses ativos.

     

    No fechamento de maio, o yield médio dos ativos de crédito privado do BODB11 era de IPCA+8,97%, e a alocação do Fundo em ativos alvo era de 97,4%. Desde seu início, o fundo já distribuiu R$ 3,45 por cota, equivalente a 15,8% de yield em termos anualizados. O fundo possui alocações em 9 setores infraestrutura através de 16 ativos de crédito privado.


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.