Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    beta
    Outros

    CVM lança calculadora gratuita para investidor

    Aplicativo que pode ser baixado no celular possibilita cálculos simples e rápidos para simular aposentadoria, financiamentos, empréstimos e fluxos de caixa

    Por Luciene Miranda
    segunda-feira, 20 de março de 2023 Atualizado

    A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançou nesta segunda-feira (20) a Calculadora do Investidor, ferramenta gratuita desenvolvida especialmente para o cidadão comum fazer cálculos simples das finanças pessoais.

     

    Entre as funções da ferramenta, está o cálculo para o orçamento familiar na verificação de receita x despesa, com a possibilidade de separação por tipos de gastos.

    CVM lança calculadora gratuita para investidor

    A calculadora ainda realiza somas diversas para facilitar o cotidiano dos usuários como, por exemplo, separar a conta do restaurante por pessoa e considerar os 10% de cada uma.

     

    Para as contas mais complexas, mas que fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas, o aplicativo oferece a possibilidade de calcular variáveis financeiras em regime de juros compostos, além de simular financiamentos nas modalidades Price (curto e médio prazos como a compra de um carro ou empréstimos bancários) e SAC (longo prazo como a compra de uma casa).

     

    A calculadora da CVM também simula e planeja a aposentadoria e a renda perpétua.

     

    Código QR para baixar a Calculadora do Investidor pelo App Store  

     

    Para os investidores, o aplicativo também possibilita a verificação da Taxa Interna de Retorno (TIR) e do Valor Presente Líquido (VPL), indicadores fundamentais para se conhecer a viabilidade de um negócio.

     

    "A Calculadora do Investidor pode ser utilizada por qualquer pessoa, até mesmo por quem não tem familiaridade alguma ou possui dificuldades com matemática financeira. Nosso objetivo é oferecer uma ferramenta universal, acessível e inclusiva, permitindo que o cidadão tenha visão real e compreensível de sua vida financeira de maneira simples e fácil", afirmou em comunicado
    Thiago Salinas, analista da Superintendência de Proteção e Orientação ao Investidor da CVM e desenvolvedor do aplicativo.

     

    Outras funções disponíveis no aplicativo são os cálculos de fluxo de caixa e de fluxo de caixa descontado.

     

    "A função de fluxo de caixa será muito valiosa para pequenos e médios empreendedores que estiverem começando seus negócios", explicou.

     

    A calculadora foi elaborada a partir de um convênio entre a CVM e o Ministério da Educação (MEC).

     

    A parceria foi iniciada em 2021 com o objetivo de atingir 25 milhões de alunos, além dos beneficiários do Auxílio Brasil, o que eleva o público-alvo para 45 milhões de brasileiros.

     

    "A Calculadora do Investidor foi projetada para o uso cotidiano e escolar, mas é extremamente poderosa. Será um pilar para os desafios educacionais que temos pela frente, entre eles o Curso de Matemática Financeira para Professores dentro do acordo de cooperação técnica com o Ministério da Educação".

     

    De acordo com Andréa Coelho, chefe da Divisão de Educação Financeira e superintendente interina de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, a instituição está proporcionando a substituição dos modelos tradicionais de calculadoras financeiras que são exclusivos para quem entende do assunto.

     

    “A nova calculadora é uma ferramenta inclusiva, democrática e gratuita, distribuída pelo Governo Federal, e que pretende ser universal".

     

    A Calculadora do Investidor está disponível para celulares nas lojas de aplicativo. Uma vez instalada, pode ser utilizada sem internet com o celular em modo offline.


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.