Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    beta
    Outros

    IRPF 2023 - Qual CNPJ colocar como fonte pagadora de dividendos?

    A dúvida que assombra todo investidor de Fundos Imobiliários na hora de preencher a declaração de imposto de renda é qual CNPJ colocar para o pagador de rendimentos: do FII ou do administrador?

    Por Luciene Miranda
    terça-feira, 21 de março de 2023 Atualizado

    Entre todas as mudanças promovidas pela Receita Federal este ano para a Declaração de Imposto de Renda, uma dúvida persiste entre os investidores de Fundos Imobiliários: quem é a fonte pagadora dos dividendos recebidos com as cotas de FIIs? O fundo ou o administrador do fundo? Qual CNPJ deve ser usado para preencher a declaração?

     

    O Clube FII News foi atrás da resposta e contou – mais uma vez – com os esclarecimentos da especialista em tributação do aplicativo Grana Capital, Renata Grosman.

     

    IRPF 2023 - Qual CNPJ colocar como fonte pagadora de dividendos?

     

    De acordo com Grosman, o documento oficial que os investidores devem ter como base é o Informe de Rendimentos emitido pela administradora do FII.

     

    “Como a Receita Federal não deixa muito claro qual CNPJ usar na parte de rendimentos de Fundos Imobiliários, o certo é seguir o informe”, explica.

     

    LEIA TAMBÉM: ONDE ENCONTRAR INFORMES DE RENDIMENTOS DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS?

     

    O Informe de Rendimentos pode apresentar qualquer um dos CNPJs relacionados ao FII, tanto o da administradora, quanto o do próprio fundo.

     

    “Se o Informe de Rendimentos estiver com o CNPJ da administradora, o investidor pode colocá-lo. Caso seja o CNPJ do fundo, o contribuinte coloca este do FII para não haver divergências de informações”.

     

    Grossman complementa que, em 2023, a Receita Federal deixou claro que o CNPJ é o do fundo quando o contribuinte declara Bens e Direitos com cotas de Fundos Imobiliários.

     

    No entanto, a confusão permaneceu em relação à ficha na declaração de Rendimentos e Tributação Exclusiva com os proventos recebidos dos fundos.

     

    “A Receita ainda não deixou claro e, por isso, a gente orienta sempre o investidor a seguir o documento oficial que é o Informe de Rendimentos emitido pela administradora”.

     

    LEIA MAIS: CLUBE FII E GRANA CAPITAL SE UNEM EM AJUDA GRATUITA A INVESTIDORES PARA IR

     

    As dúvidas sobre Imposto de Renda e Tributação em Fundos Imobiliários podem ser levadas diretamente para a equipe do aplicativo Grana Capital na plataforma do Clube FII. Eventualmente, podem também se tornar matérias educativas.

     

    Para acessar a página de 'tira-dúvidas' no site Clube FII, clique em Fórum > Imposto de Renda e Tributação.

     

    FÓRUM DE IMPOSTO DE RENDA E TRIBUTAÇÃO EM FIIS
     

    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.