Cemig realiza Assembleia Geral Extraordinária e elege novos membros do Conselho de Administração
Ação foi realizada em formato digital, com a presença de acionistas representando a maior parte do capital social

A Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig realizou, em 26 de junho de 2025, uma Assembleia Geral Extraordinária de forma exclusivamente digital, conforme estipulado pela Resolução CVM 81/2022. Na ocasião, foram convocados os acionistas por meio de publicações realizadas entre os dias 28 e 30 de maio de 2025.
Durante a assembleia, a presença de acionistas representou 95,93% das ações ordinárias e 14,63% das ações preferenciais do capital social da companhia. Estiveram presentes, entre outros, a Vice-Presidente de Finanças e Relações com Investidores, Andrea Marques de Almeida, e a Superintendente Jurídica de Governança Corporativa, Virginia Kirchmeyer Vieira.
A mesa dos trabalhos foi presidida pelo representante do Estado de Minas Gerais, Dr. Danilo Antônio de Souza Castro, que convidou Virginia Kirchmeyer Vieira para secretariá-lo. Os acionistas aprovaram, por unanimidade, a lavratura da ata na forma sumária, permitindo também a apresentação de declarações de voto ou manifestações de protesto.
A ordem do dia da assembleia incluiu a eleição de membros do Conselho de Administração e de um membro do Conselho Fiscal, em decorrência da renúncia de um membro do colegiado, conforme indicado pelo acionista minoritário, FIA Dinâmica. A eleição foi realizada conforme o disposto no Anexo K da Resolução CVM 80/2022.
A Companhia, em reunião anterior do Conselho de Administração, considerou as autodeclarações dos candidatos e definiu suas características como membros independentes. O número mínimo de votos para a eleição de um membro foi estipulado em 802.948.928, de acordo com o quórum de votação do instituto do voto múltiplo.
Os novos membros eleitos do Conselho de Administração, que irão cumprir o restante do atual mandato até a Assembleia Geral Ordinária de 2026, incluem candidatos indicados por ambos os acionistas majoritário e minoritário. As indicações foram formalizadas em ofícios e cartas previamente enviados aos órgãos competentes.
Por fim, a assembleia também deliberou sobre a eleição do novo membro do Conselho Fiscal, que será responsável por cumprir o restante do atual mandato até a próxima Assembleia Geral Ordinária. Todos os candidatos eleitos passaram por análise prévia dos órgãos de governança da Companhia, não havendo registro de impedimentos.
A ata da assembleia, que foi lida e aprovada por unanimidade, foi assinada pela Secretária e pelo Presidente, encerrando os trabalhos sem outras manifestações.