Energisa aprova bonificação de ações e Units para acionistas
Aumento de capital social será feito mediante capitalização de reservas de lucros
A Energisa informa que, em reunião realizada na data de hoje, o Conselho de Administração da Companhia aprovou uma bonificação de ações e Units, conforme os termos estabelecidos na legislação vigente. A medida visa a capitalização de reservas de lucros da Companhia, resultando na emissão e entrega de 228.942.467 novas ações, sendo 88.723.125 ações ordinárias e 140.219.342 ações preferenciais.
A bonificação será realizada na proporção de 1 nova ação ou 1 nova Unit para cada 10 ações ou 10 Units, conforme o caso. Os acionistas e titulares de Units que estiverem na posição final no dia 27 de novembro de 2025 farão jus à bonificação. A partir de 28 de novembro de 2025, as ações e Units passarão a ser negociadas sem o direito à bonificação.
As novas ações ou Units serão incluídas na posição dos acionistas ou titulares de Units em 2 de dezembro de 2025. A Companhia esclarece que a bonificação será sempre em números inteiros, respeitando o fator de 1:10. Para as ações e Units que não puderem ser atribuídas por inteiro, será seguido o procedimento previsto no artigo 169, parágrafo 3º, da Lei das S.A.
Entre os dias 3 de dezembro de 2025 e 2 de janeiro de 2026, haverá um prazo para recomposição dos titulares de frações. Após esse período, as frações remanescentes serão agrupadas e alienadas em leilão, cujo resultado líquido será destinado proporcionalmente aos respectivos titulares.
A Companhia reafirma seu compromisso de manter o mercado e seus acionistas informados sobre quaisquer desdobramentos relevantes relacionados a este assunto, conforme a regulamentação aplicável. Informações adicionais podem ser acessadas através dos canais habituais de divulgação, como os sites da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da B3 e do próprio portal de Relações com Investidores da Energisa.