Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    Ações

    Raízen S.A. anuncia cisão parcial com transferência de ativos para Raízen Energia S.A.

    Estratégia visa otimização da estrutura de capital e gestão das companhias

    Por ClubeFII
    sexta-feira, 4 de julho de 2025

    Raízen S.A. formalizou um Protocolo e Justificação de Cisão Parcial com a Raízen Energia S.A., com a finalidade de otimizar a estrutura de capital e a gestão das companhias. O processo busca concentrar a participação societária detida pelo grupo econômico em sociedades no exterior em uma única entidade.

     

    Raízen S.A. anuncia cisão parcial com transferência de ativos para Raízen Energia S.A.

    A cisão parcial, que envolve a transferência do acervo líquido cindido da Raízen S.A. para a Raízen Energia S.A., foi aprovada pelos Conselhos de Administração de ambas as companhias. As administrações destacam que essa reestruturação é no melhor interesse dos acionistas, visando ganhos de eficiência administrativa e financeira.

     

    De acordo com o comunicado, a Raízen S.A. possui 100% das ações da Raízen Energia S.A., e a cisão não resultará em alterações no capital social de nenhuma das companhias. A operação, portanto, se dará sem a emissão de novas ações ou modificação dos direitos dos acionistas atuais.

     

    As administrações também informaram que a avaliação do acervo líquido cindido será realizada pela Apsis Consultoria e Avaliações Ltda. O laudo de avaliação será submetido à ratificação dos acionistas nas assembleias gerais extraordinárias que ocorrerão em breve.

     

    Os acionistas da Raízen S.A. não terão direito de retirada decorrente da cisão, uma vez que o patrimônio cindido será transferido para uma sociedade cuja atividade preponderante é alinhada ao objeto social da companhia. Além disso, a cisão não requer aprovações de órgãos de defesa da concorrência ou de outras autoridades governamentais.

     

    A efetivação da cisão está sujeita à realização de assembleias gerais extraordinárias, onde os acionistas de ambas as companhias deliberarão sobre os termos do Protocolo, a nomeação do avaliador e a implementação da operação. A data de fechamento da cisão será definida pelos Conselhos de Administração após a aprovação nas assembleias.

     

    Com essa cisão, Raízen S.A. e Raízen Energia S.A. buscam aumentar sua eficiência operacional e fortalecer suas posições no mercado de energia e biocombustíveis, refletindo uma tendência de consolidação e otimização nas estruturas corporativas das empresas do setor.


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.