VINO11 Ajuíza Despejo contra WeWork por Inadimplência
Segundo FII, WeWork enfrenta despejo em São Paulo após não pagar aluguéis
O Vinci Offices FII (VINO11) anunciou que foi ajuizada uma ação de despejo contra a WeWork Serviços de Escritório, locatária do imóvel localizado na Rua Oscar Freire nº 585, em São Paulo.
A ação foi movida em razão do não pagamento dos aluguéis referentes aos meses de junho, julho e agosto de 2024. Conforme o comunicado, antes do FII recorrer ao Judiciário, a WeWork foi notificada extrajudicialmente em duas ocasiões, em 28 de junho e 28 de julho de 2024, quanto aos atrasos nos pagamentos. No entanto, a empresa não regularizou as pendências dentro do prazo contratual.
Em tentativa de solucionar a inadimplência, a gestora do fundo se reuniu no início de agosto com representantes da consultoria Alvarez & Marsal, contratada pela WeWork. Em 7 de agosto de 2024, a WeWork propôs a devolução do imóvel em um prazo de 45 dias, desde que o fundo renunciasse ao direito de aplicar penalidades contratuais. A proposta foi rejeitada pela gestora, que optou por buscar o cumprimento das obrigações contratuais através da ação judicial.
O aluguel devido pela WeWork representa aproximadamente 5% das receitas totais do fundo e cerca de 4% da área bruta locável. A gestora do fundo informou que já está em conversas com potenciais novos locatários.
Resposta da WeWork: “Desconhecemos qualquer notificação de despejo. A empresa segue operando em sua totalidade em todos os prédios no Brasil. Nossas ações temporárias têm o objetivo de acelerar as conversas para chegar a resoluções que sejam do melhor interesse de todo o nosso ecossistema, mutuamente benéficas e que estejam mais bem alinhadas com as condições atuais do mercado. Nossos membros continuam sendo nossa principal prioridade. As negociações já estão resultando em acordos com locadores e seguimos comprometidos em prestar o excelente serviço que nossos membros esperam."