Com 500 mil m², Cajamar Centro Logístico lidera ranking dos maiores condomínios logísticos do Brasil
Ranking dos maiores condomínios logísticos revela expansão nacional do setor, com destaque para Cajamar (SP), Extrema (MG) e Joinville (SC)

Ao todo, o mercado de condomínios logísticos brasileiros é composto por 28.6 milhões m², sendo a maioria localizada em São Paulo. Porém, dados do Market Analytics da SiiLA mostram que sete, dos dez maiores ativos, estão no Estado. Os dados mostram que, apesar de serem os maiores ativos, a grande maioria está com a vacância zerada, sendo apenas dois com uma vacância acima dos 10%. Outro padrão visualizado é a classe do ativo, entre os maiores, apenas um deles é classe B.

Embora São Paulo ainda seja o epicentro do setor, com 15,1 milhões m² de área bruta locável (ABL), os maiores empreendimentos já se espalham por outros estados. O Cajamar Centro Logístico (CCL), na região metropolitana de São Paulo, lidera a lista com 500,9 mil m², uma metragem próxima do segundo colocado. O ativo tem como proprietário a Marabraz e possui uma vacância de 14%.
Na sequência, aparece o GLP Guarulhos II (496,5 mil m²) e o GLP Guarulhos (440 mil m²), ambos A+ e em São Paulo. Ainda na região metropolitana da capital paulista, o Prologis Cajamar III, com 319 mil m², está localizado em Cajamar, uma das principais e maiores regiões logísticas do Brasil.
O Perini Business Park (284 mil m²) é o primeiro ativo fora de São Paulo a compor o TOP 10 maiores condomínios logísticos, além de ser o único classe B da lista. Em sexto lugar, o Prologis Cajamar II faz com que o ranking volte a São Paulo, com seus 276,3 mil m².
Em Barueri, também na região metropolitana de São Paulo, o Prologis Castelo 46 debuta o sétimo lugar com 266,5 mil m². Em oitavo lugar, está o DVR Business Park Porto Feliz, com 227,4 mil m², em Sorocaba, interior de São Paulo.
Por: Siila
O BWDiase Business Park Extrema, em Minas Gerais, com 218,9 mil m², alcança o nono lugar e reforça a posição do município de Extrema como polo estratégico para operações logísticas ligadas ao eixo Rio-São Paulo.
Encerrando a lista, o Prologis Dutra, no Rio de Janeiro, com 210 mil m² é o último ativo com mais de 200 mil m² do país.