Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    Mercado Imobiliário

    Multifamily mantém alta ocupação e projeta 2,2 mil novas unidades até o fim do ano

    Mesmo com segundo trimestre mais lento, segmento segue atrativo para operadoras e investidores

    Por SiiLA
    quinta-feira, 31 de julho de 2025 Atualizado ontem

    Com uma taxa de ocupação de 84%, os empreendimentos multifamily no Brasil seguem despertando o interesse de investidores e moradores. O segmento, que movimenta trilhões de dólares em mercados maduros como Estados Unidos e Europa, começa a se consolidar por aqui, acompanhado pelo apetite de grandes players e pela expectativa de novos investimentos e entregas.

     

    Multifamily mantém alta ocupação e projeta 2,2 mil novas unidades até o fim do ano
    Alexandre Frankel, CEO e Fundador da Housi


    Hoje, já são 11.319 unidades mapeadas em 91 imóveis no país, segundo dados da plataforma Market Analytics, da SiiLA - única no Brasil dedicada a monitorar esse tipo de ativo.
    Para os próximos meses, a tendência é de continuidade desse movimento. Estão previstas cerca de 2,2 mil novas unidades, equivalentes a 114 mil m2, até o fim de 2025 - um crescimento de quase 20% em relação ao estoque atual. A maior parte, aproximadamente mil unidades, que somam 54 mil m2, está sendo desenvolvida pela Vitacon.
    Atualmente, a Brookfield lidera o mercado, com 2,3 mil unidades em 25 torres, seguida pela Vila 11, com 954 unidades, e pela JFL, com 603. Entre os operadores, a Housi se destaca, com 4,8 mil unidades sob gestão e planos de adicionar outras mil até o próximo ano.


    Unidades Multifamily por Proprietário

     


    Fonte: Market Analytics, SiiLA


    O levantamento da SiiLA considera todos os empreendimentos multifamily no Brasil desenvolvidos para residencial de renda e administrados por um único operador, o que garante padronização das unidades, consistência na gestão e maior atratividade para investidores institucionais.


    Além dos números, o multifamily tem ganhado cada vez mais visibilidade. No canal da SiiLA no YouTube, é possível acompanhar uma visita a um empreendimento de alto padrão do segmento. O tema também foi pauta de um episódio do SiiLA Podcast, que reuniu especialistas para discutir os desafios e oportunidades desse mercado em expansão.


    Além dos números de Multifamily


    Além da evolução dos números, o mercado multifamily também foi impactado por decisões políticas ao longo do primeiro semestre. Em abril, a prefeitura do Rio de Janeiro aprovou um projeto de lei para regulamentar os serviços de intermediação e hospedagem de curta temporada - tema que foi destaque no REsource na época. Agora, outra capital também mira os modelos de short stay - desta vez, com impacto direto sobre os proprietários.


    O decreto no 64.244, publicado em maio de 2025, proibiu o aluguel de curta temporada em imóveis classificados como moradia popular. Unidades construídas com essa finalidade e utilizadas para geração de renda deverão ser destinadas exclusivamente à moradia tradicional. A medida, indicam os especialistas, favorece o mercado profissional de multifamily, uma vez que fundos imobiliários e investidores institucionais tendem a seguir rigorosamente o uso legal dos ativos, evitando práticas como o desvio de finalidade e a fraude habitacional.


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.