Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    Mercado

    Ainda vale a pena comprar FIIs ou o investidor perdeu o momento? 

    Analista do Clube FII Lana Santos detalha perspectivas para os Fundos Imobiliários 

    Por Jessica Melo
    segunda-feira, 14 de abril de 2025 Atualizado 5 dias atrás

    Subiu, mas pode subir mais. Com valorização por dois meses seguidos no Índice de Fundos Imobiliários (IFIX), considerando a alta de 6,14% no mês de março, o investidor se questiona: Ainda vale a pena ou já perdi o momento para investir? Lana Santos, analista do Clube FII, entende que sim. 

     

    “Quem acompanhou nossas comunicações, nos viu falando no início de 2025 que estávamos passando pela melhor oportunidade de compra de FIIs da história da indústria. Quem nos ouviu e se posicionou, já surfou essa primeira alta do IFIX. Mas, se você não aproveitou lá atrás, não deixe a oportunidade passar de novo: ainda dá tempo de comprar bons FIIs a preços imperdíveis”.

     

    A analista entende que o investidor precisa ter perspectiva do momento tanto em momentos de baixa quanto de alta dos ativos. Ao longo de 2024, por exemplo, a queda do índice chegou a cerca de 11% em apenas quatro meses, considerando o período entre setembro e dezembro. 

     

    No entanto, quem é investidor em FIIs há mais tempo lembra de uma queda ainda mais expressiva, com o IFIX despencando 22% em somente três meses entre janeiro e março de 2020. O investidor que viveu uma o dobro da queda do ano passado em um período de tempo menor, de acordo com Santos, “certamente levou com mais tranquilidade o mau humor do mercado no final de 2024”.

     

    O mesmo ocorre em momentos de valorização. “Embora uma alta de 6,32% em dois meses chame a atenção, ela está longe de ser um recorde do mercado ou ainda de ter tornado os fundos caros”, compara a analista, lembrando a sequência de altas de seis meses seguidos ocorrida em 2023. Nesta época, o IFIX disparou 17% entre abril e setembro. Após uma pausa nas altas em outubro, quando o índice recuou 2%, o IFIX voltou a subir, engatando novos acréscimos pelos cinco meses subsequentes. Considerando 2023 como um todo, o índice registrou valorização de  15,5%. 

     

    Performance do IFIX - de abril de 2015 a abril de 2025


    Descontados, mas potencial vai além do quantitativo

     

    A valorização atual seria apenas um pequeno respiro diante do potencial de valorização do IFIX, considerando o desconto de cerca de 14% com que o índice negocia na bolsa.  A analista destaca ainda que todos os segmentos do IFIX estariam sendo negociados abaixo do valor patrimonial, mas também orienta para a necessidade de uma avaliação qualitativa, não somente quantitativa.

     

    “Para além das altas, muitos fundos também têm realizado importantes transações que evidenciam a qualidade dos seus ativos, ainda muito mal precificados na bolsa”, ressalta a analista, citando como como exemplo locação do fundo KNRI11, fundo híbrido da gestora Kinea, para a totalidade da Torre Corporativa do Edifício Biosquare para a Amazon.

     

    Essa locação ocorreu um ano antes da entrega do imóvel, com  preço 34% superior à média do mercado na região de Pinheiros (SP). Outro exemplo de transação relevante foi a locação do fundo logístico INLG11, gerido pela Inter Asset, conforme noticiado anteriormente pelo Clube FII News. O contrato de locação contempla um valor 20% acima do que era pago anteriormente, zerando, assim,  a vacância do fundo.

     

    “Estes são apenas alguns exemplos que ilustram o cenário atual do mercado imobiliário: vacância cada vez menor e preços de aluguel cada vez mais altos. Combinando esse cenário com os descontos com que os FIIs ainda negociam no mercado, temos uma excelente oportunidade para compra”, conclui a analista.




    Ainda dá tempo de aproveitar — e com muito mais segurança. Os FIIs continuam negociando com desconto e o mercado está cheio de sinais que só quem acompanha de perto consegue enxergar com clareza.

     

    Assinando um dos planos do Clube FII, você tem acesso a recomendações mensais de carteiras com até 20 fundos selecionados, análises de especialistas CNPI, ferramentas exclusivas e informações que ajudam você a investir com estratégia, e não por impulso.

     

    Clique aqui, assine um dos planos e acesse as recomendações do Clube FII. Invista com inteligência. Invista com quem vive o mercado todos os dias.


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.