Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    beta
    Mercado

    Banco Central eleva taxa básica para 13,75% ao ano

    Comitê de Política Monetária aumenta taxa Selic em 0,50 ponto percentual. Saiba qual o impacto no mercado de Fundos Imobiliários

    Por Luciene Miranda
    quarta-feira, 3 de agosto de 2022 Atualizado

    O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu por unanimidade aumentar a taxa básica de juros da economia brasileira em 0,50 ponto percentual, de 13,25% para 13,75% ao ano.

     

    Com a medida, a autoridade monetária dá sequência à política de aperto monetário, ou seja, de alta de juros para conter mais o avanço da inflação.

     

    Banco Central eleva taxa básica para  13,75% ao ano

     

    Em julho, a inflação no país apresentou desaceleração de acordo com os principais indicadores do mercado.

     

    O IGP-M, conhecido como a inflação do aluguel porque corrige a maioria dos contratos de locação no Brasil, apontou alta de 0,21% no mês passado, demonstrando um recuo em relação a junho, quando apontou 0,59%.

     

    O IPCA-15, considerado a prévia da inflação oficial brasileira, registrou avanço de 0,13% em julho ante 0,69% em junho.

     

    A próxima reunião do Copom será nos dias 20 e 21 de setembro. 

     

    O economista do Clube FII, Thiago Otuki, lembra que esta alta da Selic já era um consenso de mercado desde a sinalização dada pelo Copom no último encontro de junho.

     

    A maioria das instituições e participantes do mercado financeiro aponta que essa reunião de agosto encerrará o ciclo de alta da Selic nesse ano.

     

    “Aqueles que projetam mais uma elevação, também apontam que será um alta de menor intensidade. Então, temos o cenário mais provável de uma Selic entre 13,75% e 14% para o fim de 2022”, afirma.

     

    Otuki ressalta que a autoridade monetária vai monitorar o comportamento da inflação. Em caso de persistência, é esperado um cenário de nova elevação em 2023, embora seja menos provável.

     

    “O fator de interrogação é o das políticas fiscal e monetária que serão adotadas pelo próximo governo, assim como o poder político para a aprovação de reformas importantes”.

     

    No segmento de FIIs de tijolo, o economista afirma que vê como principal fator para iniciar um processo de recuperação mais consistente – a exemplo do setor corporativo - uma inflação controlada consolidada nas expectativas dos investidores.

     

    “Em conjunto com sinais de retomada do crescimento econômico - mesmo que tímido – a estabilidade dos preços será um gatilho importante para o mercado”, conclui.


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.