Prévia da inflação (IPCA-15) sobe 0,64% em março, informa IBGE
Alimentos e transportes pressionaram o índice

A prévia da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registrou elevação de 0,64% em março, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 27.

A leitura veio 0,59 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa registrada em fevereiro, quando o IPCA-15 subiu 1,23%. No acumulado do ano, o indicador registrou variação positiva de 1,99% e, considerando o acumulado em doze meses, a alta atingiu 5,26%, acima dos 4,96% observados nos doze meses imediatamente anteriores.
Na leitura mensal, todos os nove grupos subiram, com maior variação e impacto em Alimentação e bebidas, que teve elevação de 1,09%. Entre os destaques, estiveram a alta dos ovos, que subiu 19,44%, do tomate, que avançou 12,57%, e do café moído, com aumento de 8,53%. Na sequência, o segundo maior impacto veio do grupo de Transportes, que subiu 0,92%, com impulso da alta nos combustíveis em 1,88%.
“Já o subitem cursos regulares apresentou um comportamento amplamente atípico, uma vez que não registrou a variação residual normalmente observada em março, após o pulso de reajuste ocorrido em fevereiro”, destacou em nota Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos.