Insper faz proposta para comprar imóvel do FCFL11 (Campus Faria Lima)
Instituição propõe pagar valor patrimonial para comprar o imóvel locado do Fundo Imobiliário que seria liquidado com a efetivação da operação
O BTG Pactual, administrador do Fundo Imobiliário Campus Faria Lima (FCFL11), divulgou nesta terça-feira (25) à noite um comunicado informando oferta de aquisição do único imóvel do fundo pelo próprio locatário, o Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.
A proposta de compra é pelo valor patrimonial do FII Campus Faria Lima na data de aceitação, sem qualquer reajuste ou atualização. Hoje, o valor patrimonial do FCFL11 é de R$ 363,9 milhões.
O fundo é o único proprietário do imóvel que fica na Rua Quatá, nº 300, em São Paulo. Uma eventual efetivação do negócio representaria a liquidação do fundo e a desistência dos processos judiciais envolvendo o FII, de acordo com o comunicado.
A proposta do Insper ao FII prevê pagamento integral na data da escritura definitiva. Para viabilizar o pagamento integral, a instituição afirmou que poderá contar com financiamento, inclusive por meio da emissão e oferta de certificados de recebíveis imobiliários (CRIs) no mercado de capitais.
Atualmente, o imóvel é locado ao Insper por um contrato atípico do tipo Built to Suit – construído de acordo com as necessidades do inquilino - assinado em 1º de outubro de 2004. Em 2010, houve a contratação da construção de uma nova torre, no mesmo terreno. Outras ampliações foram acordadas entre locatário e fundo desde então, a exemplo da construção do primeiro subsolo do imóvel.
O estacionamento do imóvel é locado à Estapar. Com o fechamento da transação, o Insper ficaria responsável pela condução das demandas com a locatária do espaço.
Segundo o Insper, a oferta de aquisição está em linha com os planos de expansão da instituição.