Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    beta
    Entrevistas

    Clube FII estreia 'Hora do Fiagro' com participação de Nathalie Vidual da CVM

    A superintendente de Proteção e Orientação a Investidores da Comissão de Valores Mobiliários foi a convidada do apresentador Felipe Ribeiro

    Por ClubeFII
    segunda-feira, 15 de maio de 2023 Atualizado

    Os fundos de investimentos para o crédito ao agronegócio, batizados de Fiagros, receberam um programa próprio dentro da grade do Clube FII: a Hora do Fiagro.

     

    Com a apresentação de Felipe Ribeiro, sócio-diretor da área de Produtos Alternativos do Clube FII, o novo programa teve como convidada de estreia Nathalie Vidual, superintendente de Proteção e Orientação a Investidores da CVM, a Comissão de Valores Mobiliários, que é o órgão regulador do mercado financeiro no país.

     

     

    Antes de assumir a SOI da CVM, Nathalie foi superintendente de Securitização na instituição e liderou a elaboração dos boletins de Fiagros.

     

    “A gente teve uma evolução legislativa que caminhou muito bem em termos de trazer um novo modelo de negócio para se fazer política agrícola, buscando diminuir a participação do estado e aumentando a participação do capital privado”.

     

    Vidual lembrou da trajetória da trajetória do órgão regulador na busca por instrumentos de financiamento do agronegócio por meio do mercado financeiro que vem desde as CPRs – Cédulas de Produto Rural, os CRAs – Certificados de Recebíveis Imobiliários e, em seguida, os Fiagros – Fundos de Investimento das Cadeias Produtivas Agroindustriais.

     

    “O Fiagro veio em um momento de grande alinhamento entre o mercado de capitais e o governo que, por sua vez, incentivou muito a criação do produto. A CVM também estava bastante atenta à demanda dos participantes do mercado”.

     

    Ainda segundo Vidual, o maior acerto da CVM foi pensar criativamente em estruturar uma resolução, a 39, com caráter transitório e experimental, mas fundamental para viabilizar de forma imediata o registro do Fiagro.

     

    “Era muito importante buscar uma aproximação do mercado de capitais com o setor do agronegócio para conseguir viabilizar a captação de recursos para o produtor rural a partir do mercado de capitais”.

     

    Os detalhes da participação de Nathalie Vidual da CVM na estreia do Hora do Fiagro podem ser vistos no vídeo em destaque nesta matéria e no canal do Clube FII no Youtube.

     

    A Hora do Fiagro vai ao ar todas as quintas-feiras, às 12h30, no Youtube.


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.