Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    Mercado Imobiliário

    "Guarulhos sempre foi protagonista", Bruno Ackermann da Cy Capital conta os bastidores da região

    Com crescimento de 81,5% em cinco anos, região se destaca pela proximidade com São Paulo e estoque controlado

    Por SiiLA
    quinta-feira, 8 de maio de 2025 Atualizado ontem


    Com taxa de vacância de 11,8%, Guarulhos se consolida como um dos principais hubs logísticos do Brasil. Com um estoque atual de 2,4 milhões de m² de ativos A+, A e B, a cidade – vizinha à capital paulista - ganha destaque no cenário nacional justamente por sua localização estratégica junto ao maior centro populacional do país.

     

     "Guarulhos sempre foi protagonista", Bruno Ackermann da Cy Capital conta os bastidores da região
    Bruno Ackermann, sócio e head de logística da Cy Capital


    Bruno Ackermann, sócio e head de logística da Cy Capital, afirmou ao REsource que Guarulhos sempre teve papel central no setor, mas que esse protagonismo se intensificou nos últimos anos. "Guarulhos sempre foi muito importante para o mundo da logística, sempre um protagonista. E nos últimos cinco anos, ele tem se destacado ainda mais como um mercado profundo, com muito volume e uma baixa vacância", explica.


    A alegação de Ackermann pode ser comprovada nos dados do Market Analytics da SiiLA. Nos últimos cinco anos, entre o primeiro trimestre de 2020 e primeiro trimestre de 2025, o setor cresceu 81,5%, indo de 1.3 milhão m², para 2.4 milhões m².

     

     


    Um dos destaques regionais é o Cy.Log Guarulhos, empreendimento da Cy Capital cuja fase 2 soma mais de 100 mil m². O ativo está localizado entre duas das principais rodovias do Estado - a Via Dutra e a Ayrton Senna - e integra um ponto logístico crucial entre a capital e o interior. A cidade ainda abriga o maior aeroporto internacional da América Latina, o que amplia ainda mais sua relevância estratégica.


    "Guarulhos ocupa uma posição estratégica por atender uma grande massa demográfica - não apenas da própria cidade, que é bastante populosa, mas também da Zona Leste de São Paulo, que possui alta densidade populacional e é de fácil acesso a partir dali. Além disso, na outra extremidade, temos o Rio de Janeiro, a segunda maior capital do país. Isso torna a localização ainda mais relevante do ponto de vista logístico e estratégico”, afirma Ackermann.

     

    Por: Siila


    Estoque da cidade


    Embora a cidade não tenha registrado a entrega de novos empreendimentos no primeiro trimestre de 2025, há projeções de 648 mil m² em novos ativos e expansões até o fim do ano. No entanto, segundo o executivo, a escassez de espaço disponível é um dos principais diferenciais da região. "Uma característica muito importante é que o novo estoque está bastante controlado, porque Guarulhos já é uma área muito urbana e densa. Não vemos grandes terrenos disponíveis para novos empreendimentos logísticos - a oferta futura é bastante restrita. Isso torna o cenário ainda mais interessante: com uma oferta limitada ao longo dos anos, quem construiu, construiu; quem alugou, alugou. Depois disso, os espaços tendem a se tornar cada vez mais caros e escassos", finaliza.


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.