IFIX tem alta não vista há três anos
Aos 2.980 pontos, índice tem a oitava semana seguida de alta, fato inédito desde 2019

O IFIX, principal índice dos fundos imobiliários, encerrou as negociações desta sexta-feira aos 2.980,06 pontos. Mesmo sendo uma alta discreta, de apenas 0,15%, na semana, o índice marca sua oitava semana seguida no positivo. A última vez que isso aconteceu foi entre setembro e novembro de 2019. A série atual, iniciada em meados de julho, já acumula ganhos de 7,27%. Em 12 meses, o IFIX está positivo em 9,56%.
De maneira geral, os movimentos foram mais mornos que os das últimas semanas. Dos 108 fundos que compõem a atual carteira do índice, iniciada essa semana, apenas 28 tiveram altas de mais de 1%, e 17 tiveram quedas da mesma magnitude. Mesmo separando a performance por segmento, a semana não teve direção definida. Por exemplo: dos 40 FIIs do segmento de recebíveis, 30% tiveram variação – positiva ou negativa – de menos de 0,5%.
O fundo XPPR11, XP Properties, foi o destaque da semana, fechando o pregão dessa sexta-feira cotado a R$ 48,89, com ganhos 4,47% em relação à semana passada. Apesar da elevada vacância, o mercado vem olhando com bons olhos o elevado desconto com o qual o fundo negocia em relação ao seu valor patrimonial: mesmo após a alta da semana, o fundo ainda opera com mais de 35% de desconto.
Do outro lado do índice, o
BLMR11, BlueMacaw Renda+ FOF, recuou quase 5%, num movimento de realização de lucros após a forte alta da semana passada, onde o fundo chegou a negociar acima do seu valor patrimonial. Mesmo com esse movimento, o fundo ainda negocia com ganhos acumulados de 7,77% no ano.