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    Mercado de seguro-viagem espera 36% de crescimento até 2024

    Em recuperação desde o controle da pandemia de Covid-19 no mundo, setor está otimista com retomada e maior confiança dos viajantes

    Por ClubeFII
    sexta-feira, 19 de maio de 2023 Atualizado

    O mercado de seguro-viagem enfrentou grandes desafios e mudanças significativas durante e após a pandemia de Covid-19.

     

    As interrupções, restrições de viagens e os lockdowns foram golpes duros no segmento que, desde o ano passado, começa a ter recuperação como consequência do controle da disseminação da doença e, agora mais recentemente, o fim da pandemia estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

     

    Mercado de seguro-viagem espera 36% de crescimento até 2024

     

    Bruno Motta, sócio da corretora de seguros Globus, afirma que as seguradoras tiveram que readequar produtos e incluir novas coberturas, inclusive para a Covid-19, além de trabalharem fortemente com foco na conscientização de clientes sobre a importância do seguro-viagem.

     

    “No final de 2021, houve uma recuperação gradual do seguro-viagem à medida em que as restrições de viagem foram relaxadas e a confiança dos viajantes retornou”.

     

    Motta explica que, a partir de 2022, com a expansão da vacina, o mercado impulsionou e deu início à fase de recuperação.

     

    “Em 2023, podemos observar uma confiança maior dos viajantes, o que dá continuidade à retomada do mercado iniciada no ano passado. Isso cria uma perspectiva positiva para 2024, evoluindo não apenas para uma recuperação total como para um crescimento de 36% no setor, de acordo com projeção da Globus”.

     

    Antes da pandemia, a rápida adaptação aos cenários e às necessidades do público já era uma característica do segmento.

     

    De acordo com Motta, os produtos de seguros-viagem variam de acordo com as necessidades individuais e preferências de cada viajante, mas existem alguns mais populares e comumente solicitados pelos clientes.

     

    Entre os produtos mais requisitados, um dos mais populares é a cobertura médica e hospitalar:  uma das principais preocupações dos consumidores.

     

    Este tipo de seguro inclui consultas médicas, tratamentos hospitalares, medicamentos e procedimentos cirúrgicos.

     

    Outros produtos de forte demanda no segmento são a cobertura de cancelamento de viagem, extravio de bagagem, suporte e assistência 24 horas e auxílio jurídico.

     

     

    A associação dos produtos de seguro-viagem a vários outros tipos de outros serviços também foi uma estratégia adotada há alguns anos e intensificada com a evolução do setor de turismo e a demanda crescente dos consumidores.

     

    “O surgimento das vendas associadas de seguro de viagem com outros serviços responde à procura de viajantes por soluções integradas e convenientes com comodidade e praticidade, além da sinergia entre serviços”.

     

    Motta explica que as vendas associadas permitem que as empresas de turismo e as seguradoras se unam para oferecer pacotes que combinem diversos serviços de forma harmoniosa.

     

    Um exemplo é um pacote de viagem de luxo que pode incluir o seguro-viagem, serviços de concierge, traslados privativos e outras exclusividades que melhoram a experiencia do cliente, além de agregar valor ao produto.

     

    “As empresas de turismo, companhias aéreas, agências de viagens online e seguradoras estabelecem parcerias estratégicas para oferecer vendas associadas, permitindo que as empresas aproveitem a base de clientes umas das outras, alcançando públicos mais amplos e oferecendo vantagens competitivas”.

     

    O especialista também destacou que a concorrência acirrada no setor de turismo leva as empresas a buscarem diferenciais como pacotes de viagem completos e personalizados que incluem não apenas serviços de viagem, mas também o seguro de viagem.

     

    “Isso atrai os consumidores que valorizam a conveniência e a tranquilidade durante suas viagens”. 

     

    Embora o segmento tenha se especializado no atendimento a clientes exigentes e em busca de comodidade e sofisticação, o mercado segue com diferentes tipos de produtos para atender necessidades e preferências de públicos distintos.

     

    “O produto básico, por exemplo, oferece apenas cobertura para despesas médicas e hospitalares, cancelamento de viagem e perda de bagagem e é adequado aos que desejam uma proteção essencial durante a viagem”.

     

    Motta complementa que o produto de seguro-viagem abrangente oferece uma cobertura que inclui benefícios adicionais.

     

    “Existem coberturas para esportes radicais, atrasos de voo, além de outros seguros adequados aos que desejam uma proteção mais completa e específica para suas atividades de viagem”, conclui.


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