Vórtx divulga primeiros comunicados sobre exposição de Fundos Imobiliários ao Gramado Parks
Administradora dos FIIs Hectare CE, Tordesilhas EI e Serra Verde emite fatos relevantes uma semana após o grupo com atuação no RJ e RS ter conseguido na justiça adiar o pagamento a credores em 60 dias
A Vórtx, administradora dos Fundos Imobiliários Hectare CE (HCTR11) e Tordesilhas EI (TORD11), divulgou comunicados nesta terça-feira (28) sobre a exposição dos FIIs ao fundo Serra Verde (SRVD11) no qual o único ativo da carteira é o Gramado Parks, grupo com empresas imobiliárias e de turismo no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro com problemas no pagamento de obrigações referentes a títulos colocados no mercado financeiro para o financiamento dos empreendimentos.
No último dia 22 de março, as empresas do grupo conseguiram na 2ª Vara Judicial da Comarca de Gramado (RS) tutela cautelar para a suspensão da exigência dos pagamentos, além de moratória por 60 dias para o pagamento das obrigações referentes a Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI).
A medida - descrita como um período de preparação para o processo de recuperação judicial - impede a Forte Securitizadora, emissora dos CRI, de acionar cláusulas do contrato para a excussão das garantias, além de realizar cobranças automáticas dos pagamentos previstas em contrato.
De acordo com os comunicados do HCTR11 e do TORD11, a administradora está em contato com os gestores para acompanhar os desdobramentos dos fatos.
LEIA TAMBÉM: GRAMADO PARKS CONSEGUE NA JUSTIÇA 60 DIAS DE SUSPENSÃO DE PAGAMENTO A CREDORES
O gestor do HCTR11 é o Hectare Capital, e do TORD11 é a R Capital.
“A administradora permanecerá exercendo seu dever de diligência fiduciária, estando à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários”, informou a Vórtx.
A Vórtx também é administradora do fundo Serra Verde para o qual divulgou um comunicado mais detalhado sobre a decisão judicial que dá o prazo de 60 dias para o Gramado Parks suspender os pagamentos aos credores.
De acordo com a administradora, a R Capital informou que os atos praticados pela diretoria do grupo Gramado Parks não foram previamente discutidos ou comunicados ao fundo, embora seja o único acionista da companhia.
“Por isso, [o SRVD11) contratou advogados para representação na ação cautelar e para assegurar os interesses do fundo”, comunicou a Vórtx.