Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    Colunas

    O Informe de Rendimentos veio errado? O que fazer?

    Especialista em Imposto de Renda explica como evitar cair na malha fina

    Por Nathan Octavio Dias Duarte Rodrigues
    quinta-feira, 9 de março de 2023 Atualizado

    O período de entrega da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física começa em breve e muitos investidores já estão se preparando para fazer a sua declaração, incluindo os que possuem investimentos em Fundos Imobiliários (FIIs). Porém, algumas dúvidas costumam surgir nesse processo, especialmente quando se trata do informe de rendimentos emitido pelas administradoras dos fundos.

     

    É comum que os investidores tenham algum tipo de controle pessoal sobre os rendimentos recebidos de cada um de seus fundos imobiliários e, quando recebem os informes de rendimento das administradoras, percebem alguma diferença. Essa situação pode gerar dúvidas sobre qual informação deve ser utilizada na declaração de IR: o informe de rendimentos ou o controle pessoal?

     

    O Informe de Rendimentos veio errado? O que fazer?

     

    Para esclarecer essa questão, entrevistamos Renata Grosman, especialista em imposto de renda da Grana Capital. Segundo ela, caso o cotista encontre possíveis divergências entre o seu controle e o informe enviado pela administradora, é importante entrar em contato com a administradora para verificar a existência de erros. "Se for constatado o erro, a administradora irá realizar a retificação", explica Renata.

     

    Conheça o Clube FII - a maior plataforma de Fundos Imobiliários do Brasil

     

    Essa atitude é importante porque as administradoras enviam as informações para a Receita Federal de acordo com os rendimentos repassados para o CPF do cotista, por meio da DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte). Portanto, é necessário que essas informações estejam em conformidade com as que serão declaradas pelo cotista na sua declaração de IR. "Caso haja alguma divergência, o cotista acaba correndo o risco de cair na malha fiscal", alerta Renata.

     

    Renata também destaca que o "Perguntão" da Receita Federal deixa claro que, caso haja informações incorretas no informe de rendimentos, o cotista deverá entrar em contato solicitando o informe correto. "Então cabe, mais uma vez, ao cotista entrar em contato com a administradora, solicitando o informe correto caso haja alguma divergência. A gente não deseja que tenha conflito de informações, mas, infelizmente, acontece", comenta a especialista.

     

    LEIA TAMBÉM: ONDE ENCONTRAR INFORMES DE RENDIMENTOS DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS?

     

    Outra dúvida que pode surgir é se o relatório de corretoras pode ser usado para fins de comprovação de rendimentos. Renata é enfática: o relatório emitido por corretoras não é reconhecido pela Receita Federal, sendo o informe de rendimentos o único documento para a correta comprovação.

     

    Portanto, se você identificar alguma divergência entre o seu controle e o informe de rendimentos enviado pela administradora do FII, não hesite em entrar em contato para verificar e corrigir possíveis erros. Dessa forma, você evita problemas com a Receita Federal e garante a sua declaração de IR de acordo com as normas e exigências fiscais.


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.