Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    Mercado

    IGP-M sobe 1,06% em fevereiro

    Índice apresenta inflação de 8,44% nos últimos 12 meses, segundo a Fundação Getulio Vargas

    Por ClubeFII
    quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025 Atualizado 3 semanas atrás

    O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 1,06% em fevereiro, após alta de 0,27% em janeiro, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV).

     

    No acumulado de 12 meses, o índice ficou com a taxa de 8,44%.

     

    IGP-M sobe 1,06% em fevereiro

    Em fevereiro de 2024, o índice tinha registrado deflação de 0,52% e acumulava queda de -3,76% em 12 meses.

     

    “No IPA, ovos e café se destacaram, impulsionados pela forte elevação das temperaturas, que reduziu a produtividade e limitou a oferta. No caso dos ovos, a proximidade da Quaresma intensificou a pressão sobre a já restrita disponibilidade do produto. Nos preços ao consumidor, gasolina e tarifas de energia elétrica tiveram impacto significativo, refletindo o reajuste do ICMS e a retirada do bônus de Itaipu. Por fim, o INCC desacelerou, influenciado pela variação mais moderada dos custos de mão de obra”, afirma Matheus Dias, economista do FGV IBRE.

     

    Em fevereiro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) acelerou para 1,17%, impulsionado pela alta de 1,75% nas Matérias-Primas Brutas, enquanto Bens Finais e Bens Intermediários registraram variações menores. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu para 0,91%, com avanços em cinco das oito classes de despesa, destacando-se Habitação e Transportes, enquanto Alimentação e Vestuário recuaram. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) desacelerou para 0,51%, com estabilidade em Materiais e Equipamentos, alta em Serviços e recuo na Mão de Obra.

     

    O IGP-M é uma média ponderada destes três índices: de preços ao produtor, preços ao consumidor e preços da construção civil.


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.