Americanas reduz área ocupada em condomínios logísticos e devolve 48 mil m² em Pernambuco
Com crise financeira e mudança de estratégia, varejista devolveu 48 mil m² em Pernambuco e reduziu sua ocupação em condomínios logísticos em 36% desde 2023

As lojas Americanas estão reduzindo seu market share em condomínios logísticos. A mais recente devolução de área ocorreu no primeiro trimestre de 2025, quando a empresa desocupou 48 mil m² no Armazenna 4 Centro Logístico, em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.

No imóvel, a varejista ocupava 101 mil m², ele detinha o título de maior ocupação da empresa no país. A informação foi apurada com exclusividade com a equipe de inteligência da SiiLA.
De acordo com a plataforma de análise de dados do mercado imobiliário da SiiLA, o Market Analytics, a Americanas fechou o ano de 2024 com 476 mil m² de condomínios logísticos classe A+, A e B.
A título de comparação, em 2024, a Americanas devolveu um total de 41,6 mil m² distribuídos entre ativos no Pará, Rio Grande do Sul e Bahia. Ou seja, a saída do Armazenna 4 superou sozinha todas as devoluções do ano anterior.
*Número estimado
Até o momento de publicação dessa notícia, a Americanas não respondeu os questionamentos realizados.
Crise na Americanas e a redução da ocupação imobiliária
Em janeiro de 2023 foi escancarada uma fraude de R$ 20 bilhões, o que resultou em investigações realizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal (MPF).
Todo o circo desencadeou a Operação Disclosure, executando mandados de prisão contra o ex- CEO, Miguel Gutierrez, e a ex-diretora Anna Saicali. Outros mandados de busca e apreensão foram emitidos contra 14 ex-executivos, além disso, mais de meio bilhão de reais em bens e valores foram apreendidos.
Esses acontecimentos desencadearam em uma crise generalizada, fazendo com que a ocupação da Americanas em condomínios logísticos reduzisse 36,6%, caindo de 676.4 mil m², para 428.5 mil m². Isso sem considerar empreendimentos classe C, galpões isolados e lojas.
Agora, com um novo conselho, diretoria e executivos, a Americanas tenta se reestruturar e busca novas frentes de crescimento. Recentemente, a companhia anunciou investimentos na ampliação de serviços em suas lojas físicas.
Armazenna 4 Centro Logístico
Sob propriedade da Galne Empreendimentos, o Armazenna 4 Centro Logístico é um ativo de 139 mil m², os quais 101 mil m² eram locados pela Americanas e os 38 mil m² restantes pela Amazon.
O ativo é um empreendimento classe A+, localizado na região de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco.